Aconteceu

Em vez da Bíblia, nova diretora da NASA faz juramento com mão sobre livro de Carl Sagan

Makenzie Lystrup, é o nome de uma americana pesquisadora pós-doutora em astronomia e astrofísica. Conforme repercutiu a NASA, ela se tornou a primeira mulher a liderar o Centro de Voos Espaciais Goddard, uma das instalações mais importantes da agência espacial americana, e, durante a cerimônia de nomeação, impressionou a todos ao prestar juramento com a mão sobre um livro de Carl Sagan, considerados um dos maiores divulgadores científicos do século 20.

Nos Estados Unidos, durante cerimônias de nomeação para cargos públicos, é comum que os indivíduos prestem juramento com as mãos sobre obras simbólicas, sendo a Bíblia a mais frequentemente utilizada nesses eventos.

Embora outras obras, como o Corão, a Constituição e até mesmo livros infantis, como os do Dr. Seuss, já tenham sido usados para esse propósito, a homenagem a Sagan parece ser uma novidade.

Para o juramento, a obra escolhida foi “Pálido Ponto Azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço”, lançada em 1994. Esse livro foi inspirado na icônica imagem da Terra, capturada em 1990 pela sonda espacial Voyager 1, que recebeu o mesmo nome da obra. A fotografia foi tirada a uma distância impressionante de cerca de 6 bilhões de quilômetros e tornou-se um símbolo da nossa existência e vulnerabilidade no universo.

“Sinto-me honrada por liderar uma equipe tão incrível e diversificada. Para construir nosso legado, estou fortemente focada em desenvolver a próxima geração de inovadores, além de garantir que tenhamos os recursos e as ferramentas para chegar a novas descobertas que impulsionem a economia espacial e beneficiem a todos nós”, declarou a pesquisadora, durante o evento.

Assumindo a nova posição, Lystrup terá a importante tarefa de supervisionar e executar projetos avaliados em cerca de US$ 4 bilhões. O Centro Goddard, que abriga cerca de 10 mil funcionários, é considerado a maior comunidade de cientistas, engenheiros e tecnólogos dos Estados Unidos dedicados aos estudos do espaço e da Terra. Como diretora, ela terá um papel fundamental na liderança dessa equipe altamente qualificada.

Lystrup tem uma vasta experiência em gerenciamento de projetos em empresas de sistemas espaciais civis, observação da Terra, clima operacional e desenvolvimento de tecnologias avançadas, antes mesmo de ingressar na Nasa. Ela também trabalhou em outras agências civis do governo dos EUA, além de organizações acadêmicas e científicas.

Lystrup sucede Dave Mitchell, que vinha atuando como diretor interino do Centro desde janeiro de 2023. Segundo o administrador da Nasa, Bill Nelson, a nomeação de Lystrup traz para o Centro de Voos Espaciais Goddard um líder natural com uma riqueza de experiência e conhecimento da indústria. Nelson afirmou ainda que, sob a gestão de Lystrup, a equipe continuará a se inspirar, inovar e explorar o desconhecido.