Connect with us

Tecnologia

Mesmo sem ter contexto, foto de cebola é sinalizada como fake news no Instagram

Published

on

Recentemente, uma situação curiosa tem chamado a atenção dos usuários do Instagram. Fotos aparentemente inofensivas de cebolas estão sendo sinalizadas como Fake News pela plataforma, independentemente do contexto em que são compartilhadas. Esse fenômeno levanta questionamentos sobre os critérios de sinalização utilizados e os possíveis efeitos negativos na experiência dos usuários.

A disseminação de informações falsas e o combate a notícias enganosas são preocupações legítimas. Por isso, o Instagram implementou medidas para identificar e sinalizar conteúdos considerados Fake News, visando proteger a integridade da informação compartilhada.

No entanto, o perfil de humor e memes ‘BrainletBR’ decidiu fazer um teste nesta segunda (22) para saber sobre o caso das fotos de cebolas sinalizadas de maneira equivocada. Ao comprovar a sinalização na postagem, usuários suscitaram dúvidas sobre a eficácia desses mecanismos.

O link indicado pela plataforma para checagem é um artigo do site leadstories.com que fala sobre um hoax afirmando que cortar cebola e tentar usá-la para cozinhar no dia seguinte seria perigoso; o artigo refuta a afirmação. Contudo, como já foi dito, não há qualquer contexto na postagem que mencione o hoax, e mesmo assim a plataforma sinalizou com Fake News.

 

Foto de cebola, sem contexto, é sinalizada como Fake News, no Instagram.

Nos comentários da publicação, usuários debocharam do falso positivo sinalizado pela plataforma: “Segue a lógica da esquerda: Se te faz chorar, é fake news”, comentou um. “[O correto é] “Cebole”, gênero neutre por favor”, debochou outro. “Cebola é claramente um agente de desinformação com o único propósito de propagar inverdades, num claro ataque à democracia e ao tecido social vigente. Faz-se, portanto, necessária a aplicação de sanções punitivas contra o disseminador de tal afronta às instituições e ao estado DEMOcrático de direito”, debochou mais um.

É importante destacar que o Instagram utiliza algoritmos complexos para analisar o conteúdo publicado em sua plataforma, buscando identificar sinais de desinformação. Entretanto, é evidente que esses algoritmos apresentam falhas quando se trata das imagens de cebolas, resultando em falsos positivos.

No Twitter, de Elon Musk, a própria comunidade (e não agências checadoras) fazem checagem do conteúdo, com adição de fontes jornalísticas para indicar. São as chamas ‘notas da comunidade’. Recentemente, até mesmo o presidente Lula foi desmentido na plataforma.

Lula desmentido pelo ‘Notas da Comunidade’, no Twitter.

A reportagem da Curiozone buscou contato com a assessoria de imprensa do Instagram para saber seu posicionamento sobre a sinalização na postagem. Contudo, a plataforma não retornou contato até a publicação do texto. O espaço segue aberto para pronunciamento.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados