Connect with us

Aconteceu

Vendida como referência em saúde, Cuba enfrenta escassez e Brasil doa medicamentos

Published

on

Não é difícil encontrar pela internet, militantes a favor do socialismo que vendem Cuba como uma verdadeira referência em saúde. A realidade, contudo, dá um verdadeiro banho de água fria na narrativa. Isso porque as coisas no regime cubano não são como parece.

Uma reportagem divulgada pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira (26) revela que o Ministério da Saúde do Brasil realizou doações de remédios para Cuba, que está enfrentando escassez de medicamentos.

Segundo informações obtidas pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação, em março deste ano foram enviadas 11.800 ampolas do antibiótico doxiciclina. Agora, o Brasil está se preparando para fazer uma nova doação de 100.020 comprimidos do medicamento tenofovir alafenamida, um antiviral indicado para hepatite B.

No pedido realizado por meio da Lei de Acesso à Informação, foram solicitadas informações sobre as doações feitas ao país cubano no período de 2018 a 2023.

Com base em telegramas trocados entre a embaixada do Brasil em Havana e o Itamaraty, ficou evidente que o pedido partiu de Cuba em março deste ano. Conforme divulgado anteriormente pela Folha, o Ministério da Saúde possui cerca de 90 milhões de itens que estão prestes a vencer até o final de julho, incluindo os antibióticos doados.

“Informo que aquele ministério confirmou disponibilidade para atender à solicitação do governo cubano, da doação de 11.800 ampolas do antibiótico doxiciclina 100 mg (solução injetável), com prazo de validade até 30/06/2023, sem comprometer o abastecimento nacional”, disse o Itamaraty em telegrama do último mês de março para a embaixada do Brasil em Havana.

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou que recebeu um pedido de doação de doxiciclina por parte de Cuba, além do interesse em receber tenofovir alafenamida, disponível nos estoques do SUS para doações humanitárias internacionais. O governo brasileiro realiza doações de medicamentos e insumos de saúde a vários países, coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação.

Em 2023, já foram feitas doações para diversos países, incluindo Cabo Verde, Chile, Dominica, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Palestina, Paraguai, Sri Lanka, Suriname e Trinidad e Tobago. A doação para Cuba foi realizada por meio da OPAS, que se dedica a melhorar o acesso a medicamentos e suprimentos de saúde de qualidade. A embaixada do Brasil em Havana planejava uma cerimônia simbólica de entrega da doação, mas o governo cubano informou que sua logística de recebimento não permitia tais atos.

Em abril, uma carta de agradecimento foi enviada pela ministra da Saúde de Cuba ao governo brasileiro.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados