Connect with us

Ciência

Foto captura o momento em que fungos parasitas explodem no corpo de uma enorme aranha

Published

on

Na natureza, o inesperado e o inacreditável nunca estão muito distantes. Imagine isso: uma aranha gigante, normalmente um símbolo de medo, capturada nas garras de uma luta incrível com um fungo parasita. Esse duelo surreal se desenrola enquanto esporos explodem dramaticamente das costas, pernas e até mesmo da cabeça do aracnídeo.

De acordo com informações do jornal El País, foi esta imagem de tirar o fôlego, que recentemente conquistou o segundo lugar na categoria de Plantas e Fungos do concurso de fotografia BMC Ecology and Evolution. O talentoso biólogo evolutivo por trás deste instantâneo é ninguém menos que Roberto García-Roa.

Foto captura o momento em que fungos parasitas explodem no corpo de uma enorme aranha.

O comentário de García-Roa sobre esse encontro extraordinário lança luz sobre sua raridade: “Embora não seja incomum encontrar insetos parasitados por fungos ‘zumbis’ na natureza, é raro testemunhar grandes aranhas sucumbindo a esses conquistadores fúngicos. Na selva, perto de um riacho, estão os vestígios de uma conquista moldada por milhares de anos de evolução.”

Os mistérios da natureza abundam, e não é segredo que várias espécies de fungos têm o talento de parasitar aranhas. O fascinante fenômeno de parasitas irrompendo dos corpos de aracnídeos mortos foi documentado em todo o mundo, principalmente nas famílias Cordycipitaceae e Ophiocordycipitaceae.

Curiosamente, a aranha específica e o fungo apresentados na cativante imagem de García-Roa permanecem não identificados. No entanto, a invasão do fungo no corpo do hospedeiro é inconfundível.

A vencedora da categoria Plantas e Fungos mostrou uma formiga zumbi sendo parasitada por outro fungo; foto tirada por João Araújo.

O concurso de fotografia BMC Ecology and Evolution é uma plataforma global para que pesquisadores exibam instantâneos das maravilhas do mundo natural. Na categoria de Plantas e Fungos, outra entrada surpreendente revela uma formiga sob o sinistro feitiço de um fungo zumbi, o Ophiocordyceps, ainda mais parasitado por outro fungo. O Ophiocordyceps, conhecido por manipular formigas em zumbis, eventualmente assume o controle de suas vidas antes de reivindicá-las.

A imagem de Cornelia Sattler de um fungo invasor de poros de laranja foi a vencedora geral da competição.

De forma intrigante, esses habitats florestais abrigam fungos micoparasitas, um grupo menos conhecido capaz de parasitar, consumir e até mesmo castrar o Ophiocordyceps. Como bem observou João Araújo, um micologista do Jardim Botânico de Nova York: “Somente recentemente os cientistas começaram a catalogar e descrever esses fungos ainda desconhecidos que podem matar outros fungos.”

Um fungo zumbi que estourou no corpo de uma mosca morta venceu a competição do ano passado.

A joia da coroa da competição de 2023, no entanto, foi uma imagem do fungo poro laranja invasor (Favolaschia calocera). Originalmente identificada em Madagascar, essa espécie embarcou em uma conquista global. A fotografia captura o fungo prosperando na madeira morta da exuberante floresta tropical australiana.

Cornelia Sattler, da Universidade de Macquarie, na Austrália, e a fotógrafa por trás dessa imagem provocadora, enfatiza: “Apesar de sua aparência inocente e bela, o fungo poro laranja é uma espécie invasora que desloca outros fungos e está se espalhando pela floresta tropical australiana. É importante monitorar de perto esse fungo, cujos esporos frequentemente são transportados por humanos, para proteger a biodiversidade da Austrália.”

Para aqueles que acompanharam a competição nos anos anteriores, o vencedor da edição de 2022 deve soar familiar. García-Roa fez sucesso novamente com sua imagem vencedora, desta vez capturada na selva peruana. Ela exibe o espetáculo sombrio dos esporos do fungo zumbi Ophiocordyceps irrompendo do corpo de uma mosca infeliz.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados