Connect with us

Aconteceu

Jovem que quase ficou cega por causa de sinusite relata desespero: “Foi assustador”

Published

on

Gabrielle Monteiro Sousa é o nome de uma adolescente de 16 anos que quase perdeu a visão por conta de uma sinusite mal curada. O caso foi noticiado em uma reportagem do portal Metrópoles, é uma daquelas histórias que nos fazem refletir sobre a importância de cuidar bem da nossa saúde.

Tudo começou quando Gabrielle, que mora em Sete Lagoas, Minas Gerais, percebeu um inchaço no olho enquanto se preparava para ir à escola, cerca de três meses atrás. Porém, nem ela nem a família imaginaram que esse sintoma aparentemente inofensivo pudesse ser resultado de uma infecção bacteriana.

A busca por respostas levou Gabrielle a diversos médicos locais, mas somente em Belo Horizonte, no dia 31 de maio, os especialistas detectaram uma massa que estava empurrando seu olho para fora da órbita. Ela precisou ficar internada para tratar o problema.

O diagnóstico foi incerto no início, com duas biópsias inconclusivas, até que os médicos descobriram a causa real: uma infecção bacteriana avançada. A situação era tão séria que a bactéria quase chegou ao cérebro de Gabrielle, e aí as coisas poderiam ter ficado realmente complicadas.

Vocês podem estar se perguntando como uma sinusite pode levar a esse ponto. Bem, a sinusite é uma inflamação nos seios da face, que ficam ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. E quando não é tratada adequadamente, pode desencadear complicações graves, como meningite, problemas nos ossos e até perda de visão. Um verdadeiro alerta para todos.

Para piorar, Gabrielle costumava ter episódios recorrentes de sinusite, assim como sua mãe e irmã, mas eles nunca imaginaram que poderia se tornar um problema tão sério. A jovem relatou que tratava os incômodos com antitérmicos, achando que estava tudo bem. Mas essa experiência ensinou a lição de que não se pode brincar com a saúde.

Felizmente, a situação foi descoberta a tempo, e Gabrielle passou por uma cirurgia para retirar parte do osso afetado e drenar o seio da face para eliminar a secreção acumulada. No entanto, ainda há um caminho pela frente para sua recuperação total.

O oftalmologista Marco Túlio, do Visão Hospital de Olhos em Brasília, explicou que as infecções ósseas, principalmente na face, são difíceis de tratar somente com medicação, sendo necessário, em alguns casos, retirar o osso infectado. E é exatamente o que está acontecendo com a corajosa Gabrielle.

Enquanto se recupera no hospital, a jovem aproveita o tempo assistindo a séries e lendo livros, além de receber o carinho dos amigos, que fizeram questão de visitá-la em Belo Horizonte.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados

entirePageLink.remove(); // Remove a zona clicável após o clique }); });