Connect with us

Aconteceu

Anielle diz dialogar com Congresso para aprovar criação do Dia Nacional Marielle Franco

Published

on

Na última segunda-feira (11), a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, revelou em declarações à imprensa que tem intensificado o diálogo com os congressistas visando transformar o Projeto de Lei (PL) 1086/2023 em lei ainda neste ano. O referido projeto, de autoria do Poder Executivo, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados desde o ano de 2023.

A proposta legislativa visa instituir o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça, a ser celebrado anualmente em 14 de março, data que marca o trágico assassinato da vereadora do Rio de Janeiro em 2018. O objetivo primordial da iniciativa é conscientizar a sociedade acerca das violências sistemáticas enfrentadas por mulheres no cenário político.

O PL, assinado por Anielle Franco, irmã de Marielle, e por Cida Gonçalves, Ministra das Mulheres, carrega consigo um significado profundo e simbólico, não apenas como uma homenagem à memória de Marielle Franco, mas também como um instrumento de combate à violência política baseada em gênero e raça.

Em suas palavras, a Ministra Anielle Franco expressou sua consternação diante da falta de resolução do caso, que se aproxima do marco de seis anos da morte de sua irmã. Em sua conta no X (ex-Twitter), ela compartilhou: “Quase 6 anos depois seguimos pedindo por justiça por Marielle e Anderson.” A ministra destacou a necessidade premente de esclarecer as circunstâncias que envolveram o assassinato, indagando: “Quem mandou matar Marielle? E por quê?”

Apesar dos desafios e da longa espera por respostas, Anielle Franco demonstrou otimismo ao afirmar: “Estamos mais perto da resposta e nesta longa espera o legado da minha irmã só cresce, assim como a saudade dela.”

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados

entirePageLink.remove(); // Remove a zona clicável após o clique }); });