Connect with us

Aconteceu

Baleia extinta há 200 anos no Atlântico é avistada no nordeste dos EUA; entenda melhor

Published

on

No emocionante cenário de um voo de levantamento aerofotogramétrico, cientistas do Aquário da Nova Inglaterra, em Massachusetts, se depararam com uma cena extraordinária: uma baleia-cinzenta emergindo das águas do Oceano Atlântico. Esta espécie, conhecida como Eschrichtius robustus, estava desaparecida há mais de 200 anos na região, até esse avistamento excepcional.

A equipe registrou imagens do majestoso animal emergindo e mergulhando novamente nas águas ao sul de Nantucket, uma ilha próxima da península de Cape Cod, no nordeste dos Estados Unidos. A análise subsequente confirmou que se tratava de uma baleia-cinzenta, uma espécie considerada extinta na área por séculos.

As baleias-cinzentas são notáveis por sua coloração branco-acinzentada e uma característica dorsal única, parecida com uma corcova. Podendo alcançar até 15 metros de comprimento e pesar 30 toneladas, esses gigantes marinhos foram quase dizimados por caçadores entre os séculos XVIII e XIX.

Enquanto é relativamente comum avistá-las no Oceano Pacífico, especialmente mais ao norte, a presença delas no Atlântico é uma raridade. Desde o século XVIII, acreditava-se que elas estavam extintas na região. Nos últimos 15 anos, apenas cinco exemplares foram avistados nessas águas, possivelmente vindos do Pacífico.

Kate Laemmle, técnica de pesquisa do Aquário da Nova Inglaterra, expressou sua emoção ao testemunhar o retorno inesperado da espécie ao Atlântico: “Meu cérebro estava tentando processar o que eu estava vendo, porque esse animal era algo que realmente não deveria existir nessas águas. Estávamos rindo de emoção por ver uma espécie que desapareceu do Atlântico há centenas de anos.”

Apesar dos avistamentos recentes, a baleia-cinzenta ainda é considerada extinta no Atlântico, pois os pesquisadores não encontraram evidências de uma população reprodutora na região. No entanto, há a possibilidade de que isso mude em um futuro próximo, especialmente devido ao derretimento das geleiras no norte do Canadá.

O derretimento das geleiras facilita a conexão entre os oceanos Pacífico e Atlântico através da Passagem do Noroeste, uma via marítima que contorna os arquipélagos do Canadá. Isso pode permitir a circulação de baleias-cinzentas e outras espécies entre os dois oceanos, um fenômeno impulsionado pelas mudanças climáticas globais.

Esse notável evento destaca os impactos das mudanças climáticas na distribuição das populações animais em todo o planeta, e aponta para um futuro incerto para a vida marinha no Atlântico.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados