Connect with us

Aconteceu

Piloto e copiloto de avião dormem durante voo e aeronave sai da rota na Indonésia

Published

on

Um incidente inusitado sacudiu os céus da Indonésia recentemente, quando um piloto e um copiloto adormeceram simultaneamente durante um voo doméstico da companhia Batik Air. Os detalhes do ocorrido, que envolveu uma aeronave com 159 passageiros a bordo, foram revelados pelo Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT), trazendo à tona preocupações sobre a segurança aérea no país.

De acordo com informações do portal UOL, o incidente ocorreu no dia 25 de janeiro, quando o voo partiu do sudeste de Sulawesi com destino à capital Jacarta. Pouco depois da decolagem, o comandante, que não havia dormido na noite anterior, solicitou ao copiloto que assumisse o controle da aeronave para que pudesse descansar. No entanto, ambos acabaram adormecendo, deixando a aeronave sem controle por cerca de 28 minutos.

Durante esse período crítico, uma série de erros de navegação ocorreram, com o avião desviando-se da trajetória prevista. O centro de controle de área de Jacarta tentou, sem sucesso, entrar em contato com a aeronave durante esse tempo. Foi somente após quase meia hora que o piloto despertou, percebendo a situação alarmante: ele estava sozinho no comando, enquanto o copiloto dormia, e a aeronave estava fora da rota planejada.

Felizmente, apesar dos contratempos, o avião conseguiu pousar em segurança. No entanto, o incidente levantou questões sobre os procedimentos de segurança e a supervisão da tripulação. Embora os investigadores não tenham divulgado os nomes dos funcionários envolvidos, destacaram que eram indonésios e tinham entre 32 e 28 anos.

A repercussão do incidente fez com que a KNKT emitisse um comunicado cobrando uma investigação mais aprofundada por parte da Batik Air em relação aos seus voos e à sua equipe. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre possíveis punições aos pilotos por parte da companhia aérea.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados