Connect with us

Aconteceu

Padrões que levam a traições em relacionamentos foram identificados; saiba quais foram

Published

on

Você já se perguntou como é a trajetória de um relacionamento antes e depois da infidelidade entrar em cena? Um estudo da Universidade de Tilburg e publicado na Psychological Science, mergulhou nessa questão intrigante, revelando uma jornada repleta de altos e baixos emocionais.

Ao contrário do que muitos imaginam, a sintonia entre casais não despenca da noite para o dia quando a infidelidade surge. É mais como uma descida lenta e dolorosa para o território do “Caramba, o que aconteceu conosco?”. O estudo, conduzido por cérebros curiosos, não estava apenas interessado em fofocas; eles estavam determinados a decifrar o enigma dos relacionamentos: se a infidelidade é a causa de problemas ou apenas um sintoma de relacionamentos já problemáticos.

Eles mergulharam de cabeça em uma amostra de 1.000 adultos alemães, acompanhando-os ao longo de oito longos anos de amor, traição e tudo mais. Com 947 participantes, incluindo 609 traidores e 338 traídos, cada um profundamente envolvido em um relacionamento comprometido, o estudo prometia revelar verdades surpreendentes.

E, falando em sentimentos, vamos direto ao cerne da questão. Os traidores sentiram o impacto da infidelidade em sua autoestima, no clima amoroso e no ambiente geral do relacionamento. Enquanto isso, os traídos não escaparam ilesos, enfrentando uma queda na autoestima e mais brigas, embora nem todos os indicadores de seu bem-estar tenham despencado.

Mas o que é interessante é o que acontece antes do ato de infidelidade. Antes da traição, muitas vezes há mudanças dramáticas no relacionamento. Quase todos os indicadores de bem-estar diminuem gradualmente, com mais conflitos e menos satisfação sendo relatados por ambas as partes.

Avançando para o Dia D (de ‘deslealdade’), e você tem uma receita para uma história de amor azedada. E o rescaldo? Bem, não é algo que se recupera facilmente com sorvete e um bom choro. Para os infiéis, o caminho para se sentirem “bem” é longo e cheio de obstáculos, enquanto os traídos tendem a se recuperar mais rapidamente.

Portanto, não se trata apenas de quem fez o quê; trata-se de toda a montanha-russa da qualidade do relacionamento despencando, preparando o palco para decisões que transformam “nós” em “eu contra você”. E a recuperação? Bem, essa é outra história, cheia de reviravoltas e desafios.

Este estudo nos lembra que os relacionamentos são complexos, com suas próprias nuances e reviravoltas. E embora a infidelidade possa abalar as estruturas de um casal, também revela a resiliência e a capacidade de recuperação humanas diante das adversidades.

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados