Connect with us

Ciência

Cheiro da pessoa amada tem efeito calmante, de acordo com estudo

O estudo foi feito pela Universidade da Colúmbia Britânica

Published

on

A Universidade da Colúmbia Britânica realizou um estudo que mostrou que além de trazer memórias afetivas, o cheiro do companheiro é capaz de reduzir o estresse de mulheres. Você com certeza já cheirou uma peça de roupa da pessoa amada e se sentiu muito bem lembrando de momentos bons, não é verdade? Isso foi comprovado pela pesquisa, em que 96 mulheres sentiam um dos três cheiros: de um estranho ou aroma neutro e de uma pessoa que tinham laços afetivos. Percebeu-se nessa pesquisa então, que o estresse reduziu em mulheres que haviam sentido o perfume de seus parceiros.

Namorada sentindo o cheiro do namorado.

E não foi só isso, uma outra conclusão foi que os níveis de cortisol, que é o hormônio que ajuda o organismo a controlar o estresse, subiram em mulheres expostas ao aroma de um estranho. O resultado foi publicado pelo Journal of Personality and Social Psychology.

“Muitas pessoas usam a camisa do companheiro ou dormem no lado do parceiro da cama quando ele está ausente, mas não percebem por que fazem isso. Apenas o perfume, mesmo sem a presença física, pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a reduzir o estresse”, afirmou Marlise Hofer, uma das autoras do estudo.

Frances Chan é outro autor da pesquisa, que disse que a familiaridade com o aroma pode ajudar em algumas situações. De acordo com ele, “Com a globalização, as pessoas estão viajando mais a trabalho e se mudando para novas cidades. Nosso estudo sugere que algo tão simples como levar uma peça de roupa usada pela pessoa amada pode ajudar a baixar os níveis de estresse quando se está longe de casa”.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados