Connect with us

Ciência

Água e sabão são mais eficazes do que álcool gel contra o coronavírus, diz infectologista

A simples lavagem das mãos com água e sabão é capaz de inativar o vírus

Published

on

A utilização do álcool gel é prática, mas mesmo assim, muitos ignoram a recomendação dada por epecialistas de que ela ocorra apenas quando a pessoa não puder ir até a pia e fazer a limpeza completa das mãos com água e sabão. Isso porque o vírus, é revestido por uma camada fina de gordura e que fica inativo quando entra em contato com o sabão. Portanto, a alternativa mais simples e eficaz, é a lavagem tradicional.

Álcool líquido e o álcool de cozinha

De acordo com Luiz Machado, infectologista do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre, se a graduação do álcool líquido for de 70%, a limpeza será eficaz da mesma forma. Para ajudar na aplicação, um borrifador pode ser aplicado na garrafa, ou mesmo a utilização de um lenço descartável.

O infectologista alerta ainda que graduações superiores a 70% não são indicadas, pois “são lesivas para a pele, podendo causar ressecamento e lesões secundárias. Essas fissuras inibem a lavagem da mão porque causam dor”, explica Machado.

Quanto a utlização do álcool de cozinha, Machado diz que não é eficaz pois como já foi dito, tem graduação inferior a 70% e não elimina o vírus.

Como lavar as mãos corretamente

Até para lavar as mãos, você tem que saber como é que se faz. O vírus que levou mais de 10 mil pessoas no mundo inteiro à morte, pode facilmente ser inativado com água e sabão. É simples:

  1. Comece a lavagem com movimentos circulares dos dedos de uma mão na palma da outra.
  2. Entrelace as duas mãos para higienizar as “costas” delas e, principalmente, a região entre os dedos.
  3. Repita o processo de dedos cruzados — agora com as palmas juntas.
  4. Para assear as unhas, deixe as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra, juntando-as em sentido oposto.
  5. Com a mão ainda em forma de concha, fechada, desenhe círculos na palma.
  6. Use água corrente para tirar o sabão (e as bactérias) de sua pele.
  7. Se possível, feche a torneira com um papel ou uma toalha para não se sujar de novo.
  8. Por fim, seque bem as mãos com uma toalha limpa ou um pedaço de papel.

O Ministério da Saúde, por meio de seu canal oficial, publicou um vídeo explicativo ensinando como se deve lavar as mãos corretamente. Confira:

Novo coronavírus fez até o Cascão lavar as mãos

No meio dessa pandemia, sobrou até pra o personagem sujinho do Maurício de Sousa que não gosta de água e nem de sabão. Em uma campanha de conscientização contra o avanço da doença, o Cascão lavou suas mãos.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados