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Elon Musk diz que irá cobrar mensalidade pelo selo de verificado em contas do Twitter

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Elon Musk adquiriu o Twitter, e em pouco tempo, já está colocando a casa em ordem. Depois de demitir todo o alto escalão da rede social e se tornar o único presidente executivo, Musk anunciou que a rede social deverá cobrar US$ 8 por mês dos usuários pelo selo de verificado em suas contas.

O item deverá fazer parte do novo ‘Twitter Blue’, uma versão paga da rede social que será reformulada. Hoje, o destintivo é concedido sem cobraça adicional, assim como nas redes sociais da Meta, para celebridades, políticos, atletas e jornalistas.

O problema, é que essa verificação nem sempre atende a critérios que os usuários, no geral, consideram justos. Uma página no Facebook chamada ‘Análises estapafúrdias de perfis verificados que ninguém conhece’ reúne tweets de figuras que supostamente são públicas e que conquistam o selo de verificado no Twitter, mas que no fim das contas, ninguém de fato, conhece.

“O atual sistema de senhores e camponeses do Twitter para quem tem ou não uma marca de verificação azul é uma m****. Poder ao povo! [Twitter] Blue por US$ 8 por mês”, escreveu Musk, em sua conta na rede social.

Apesar da acessibilidade, para diferenciar as contas de pessoas públicas dos milhões de usuários comuns que poderão conseguir o selo, haverá uma tag secundária abaixo do verificado para indicar o título dessas pessoas. Essa tag adicional já existe para contas de alguns políticos do EUA, como o presidente Joe Biden, por exemplo.

O anúncio desagradou alguns jornalistas e influenciadores, como é o caso de CarolzinhaSG, streamer da Twitch.

Musk ressaltou que o preço do plano será ajustado por país, sendo o valor do plano proporcional à paridade do poder de compra.

Benefícios do Twitter pago

Além do selo verificado, o empresário acrescentou que outros benefícios do plano pago serão:

  • Prioridade nas respostas, menções e pesquisa;
  • Capacidade de postar vídeo e áudio longos;
  • Metade dos anúncios;
  • Desvio de paywall dos publicadores que trabalharem com a rede social.

A expectativa de Musk é que o novo plano pago do Twitter garanta mais uma fonte de receita para pagar a criadores de conteúdo dentro da plataforma.

Em julho deste ano, a rede social reportou uma perda trimestral de US$ 270 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão) mesmo com o aumento do número de usuários.

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