Connect with us

Aconteceu

Belo Horizonte aprova PL que proíbe utilização de linguagem neutra nas escolas

Published

on

Foi aprovado nesta segunda (24), pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o projeto de lei que proíbe o uso da linguagem não binária ou “linguagem neutra” nas escolas.

De acordo com informações do portal BHAZ, o projeto, que foi apresentado pelo então vereador Nikolas Ferreira (PL) e atualmente é deputado federal, teve sua decisão final tomada durante a votação em segundo turno.

Conforme a justificativa apresentada por Ferreira, o projeto tem como argumento que a linguagem não binária ou “linguagem neutra” não é inclusiva, pois poderia dificultar o processo de aprendizado de pessoas com dislexia e surdez. O texto também argumenta em favor do “direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, conforme especificado”.

Os argumentos do deputado confrontam apoiadores da linguagem considerada de esquerda, como a Fatos Desconhecidos por exemplo, que gerou polêmica após fazer uma publicação afirmando que a linguagem tem importância.

Em seu Twitter, o deputado afirmou que longe de ser importante, a linguagem na verdade é prejudicial: “A linguagem neutra não é inclusiva, muito pelo contrário. São excluídos milhões de brasileiros entre disléxicos, surdos, cegos e etc. Lutaremos por uma verdadeira educação inclusiva e não prejuízos.”, declarou Nikolas.

Após a maioria dos vereadores votarem a favor do projeto, o texto será encaminhado para a sanção do prefeito Fuad Noman (PSD).

 

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados