Connect with us

Aconteceu

Cara e Coragem, novela da Globo que prometeu linguagem neutra, fracassa na audiência

Published

on

Talvez você não saiba, mas chegou ao fim na última sexta (13) a novela ‘Cara e Coragem’, da Globo. Na verdade, o mais provável, é que essa informação seja mesmo uma novidade para você. Isso porque longe de ser um sucesso, a novela não deixará saudades para o telespectador da emissora, já que nem mesmo o capítulo de despedida foi capaz de conquistar grande audiência.

De acordo com informações do site Notícias da TV, braço de entretenimento do UOL, a trama escrita por Claudia Souto registrou 20,3 pontos, número que representa a pior média para um final de novela das sete na história na Grande São Paulo; a localidade é considerada como o principal mercado publicitário do país.

A audiência pífia na exibição do último capítulo da novela ganhou repercussão até mesmo no jornal O Globo.

Embora tenha estreado com mais público que sua antecessora, a novela Cara e Coragem viu ele fugir em debandada.

Claudia Souto, autora de ‘Cara e Coragem’, prometeu o uso da linguagem neutra na novela. A revelação foi feita em uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, que informou que o pronome neutro em algumas cenas do folhetim. A proposta da autora era introduzir a linguagem como uma forma de representatividade.

Cara e Coragem, novela da Globo que prometeu linguagem neutra, fracassa na audiência.

A novela, no entanto, não foi a primeira a adotar a proposta polêmica. Em Pega Pega, exibida em 2017, no mesmo horário, a autora também introduziu o pronome neutro.

“As novelas são crônicas de sua época. Ao abordar temas referentes à comunidade LGBTQIA+, é natural que o gênero neutro seja incorporado pelos personagens. Em ‘Pega Pega’, o próprio elenco propunha o uso em algumas situações e, em outras, partia do roteiro”, disse.

A presença de nomes como Paolla Oliveira e Taís Araújo no elenco não foi o suficiente para prender a atenção do público, e a trama registrou números cada vez mais baixos de audiência.

Não raramente, a trama derrubou números do SP2 ficando atrás do jornal local no ranking da programação da Globo.

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados