Connect with us

Aconteceu

Antes de ser comprado pela Rede Globo, “Big Brother” quase foi comprado pelo SBT

Silvio Santos desistiu de comprar o formato do programa, que acabou indo pra Globo.

Published

on

Uma curiosidade muito bacana, que poucos que tiveram a oportunidade de ler o livro Biografia da Televisão Brasileira sabem, foi revelada hoje na coluna do jornalista Flávio Ricco, do portal R7. Você sabia que o SBT quase comprou os direitos do reality Big Brother? Pois é, a versão brasileira do reality show que hoje é produzida e exibida pela Rede Globo, quase foi produzida e exibida pela TV do Silvio Santos.

O jornalista Flávio Ricco conta que Roberto Maluf (que na época era vice-presidente do SBT) relata no livro Biografia da Televisão Brasileira, que em 1999, enquanto estava em férias na Europa, viu um programa diferente na TV espanhola, e comentou sobre o programa com seu amigo Alfonso Aurin em um café da manhã no dia seguinte.

Eles chegaram a pesquisar os detalhes, até descobrirem que se tratava de um formato de programa da empresa holandesa Endemol, e já que estavam pelos cantos de lá, Maluf conseguiu agendar um encontro com o presidente da empresa, John de Mol.

A conclusão dessa reunião foi a seguinte: o SBT iria receber a cartilha do programa, para estudar como produzi-lo e se isso seria possível. E isso realmente aconteceu. Silvio Santos teve em suas mãos essa cartilha por quase um ano, até que um belo dia, ele decidiu comprar o programa.

Silvio logo mandou Maluf arrumar as malas e viajar pra Holanda para fechar o negócio. O “Big Brother Brasil” estava em loading, chegando nos 95% para tudo ficar pronto e passar a ser um programa a ser visto na tela do SBT. O vice-presidente do SBT estava em Amsterdã, sede da Endemol, com a caneta na mão e o John de Mol vindo em sua direção, até que o telefone tocou. Do outro lado era ele, o homem do baú, dizendo que tinha desistido de comprar. Não queria mais. Maluf que inventasse uma desculpa e voltasse logo para o Brasil.

O resto da história, hoje todo mundo sabe. Em 2001, o SBT estreou a “Casa dos Artistas” e o caso foi parar na justiça.

Silvio Santos no Programa Silvio Santos

Flávio Ricco, depois de comentar em sua coluna a história, acaba perguntando: “se Silvio Santos não tivesse roído corda e feito o que fez, será que o “Big Brother” ainda estaria sendo apresentado no SBT?”. De acordo com o colunista, é quase certeza que não, diferente da Globo, que o exibe anualmente até hoje.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Em Alta