Se conecte com a gente

Aconteceu

Jornal Nacional fica à beira de atingir pior audiência da história

Telejornal vem sofrendo para não naufragar no Ibope.

Publicado

no

O telejornal de maior alcance do Brasil está à beira de atingir um novo recorde negativo. O Jornal Nacional, que desde o começo da pandemia do novo coronavírus que surgiu na China está fazendo uma ampla cobertura sobre o tema, está próximo de atingir um recorde negativo histórico de audiência neste ano. Embora continue líder, o Jornal Nacional, que está perdendo cada vez mais público, se deu mal em 2015, quando bateu de frente com a novela bíblica Os Dez Mandamentos, da RecordTV, considerada um fenômeno de audiência.

William Bonner e Renata Vasconcellos, jornalistas apresentadores do Jornal Nacional da TV Globo.

De acordo com dados obtidos pelo site Notícias da TV, naquele ano, William Bonner e Renata Vasconcellos tiveram que “suar” muito para conseguir alcançar uma média anual de 24,7 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT) – responsável por listar os índices das 15 principais regiões metropolitanas do Brasil. A média é considerada baixa para o telejornal.

Ainda em 2015, o Jornal Nacional fechou o ano com menos de 40% dos televisores do mercado nacional sintonizados no telejornal – o share foi de 39,7%. O pior índice antes disso, tinha sido registrado em 2014, quando o JN teve média de 25,5 e share de 43,6%.

Redação de jornalismo, onde fica o cenário do Jornal Nacional, da TV Globo.

De 2016 a 2020, a média de televisores sintonizados foi de 42% e pelo menos 27,7 pontos no PNT. 2017 foi ano em que o telejornal teve mais público, como 29,3 de Ibope no PNT.

Dificuldades em 2021

As dificuldades do Jornal Nacional que colaboraram para o momento em que se encontra agora, começaram em abril deste ano, com o fim a novela inédita Amor de Mãe, e entrou no ar a reprise de Império. O Big Brother Brasil, que ultrapassava os 30 pontos de audiência, se encerrou em maio. Foi então que os índices naufragaram de vez.

Os efeitos da falta de programação inédita no canal refletem no telejornal. Isso porque de acordo com informações do site Notícias da TV, até 22 de junho, Bonner e Renata alcançaram média de 25,5 pontos – que só não é menor do que no ano de 2015 – e share de 38,7%, este sim o pior de todos os tempos.

Logo oficial do Jornal Nacional da TV Globo.

Um conteúdo inédito nas concorrentes pode ser a melhor explicação para a perda de público. A novela Gênesis, da RecordTV, ganhou telespectadores que deixaram de assistir à reprise de Império. No entanto, a migração não é o suficiente para ameaçar o domínio do JN, mas, sim, incomodar.

A boa notícia para a TV Globo, é que seu principal telejornal não vê grandes perdas de público nas capitais, o que pode fazê-la manter o espaço comercial do Jornal Nacional como um dos mais caros da emissora.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta