Connect with us

Aconteceu

Após 25 anos, Netflix encerra serviço de aluguel de DVDs que deu origem ao império

Published

on

A Netflix anunciou recentemente que seu serviço de entrega de DVDs será encerrado após 25 anos de existência, sendo um dos primeiros ramos oferecidos pela plataforma de streaming desde a sua criação.

Muita gente ainda não sabe, mas a Netflix surgiu em 1997 com a proposta de substituir as locadoras de filmes e séries. Até hoje, a empresa mantém o serviço de entrega desses conteúdos por meio de seus icônicos envelopes vermelhos, que o cliente pode devolver após assistir.

Esse modelo de negócio contribuiu para as primeiras dificuldades financeiras enfrentadas pela Blockbuster na época; em 2011, a rede de locadoras foi à falência.

O serviço nunca chegou ao Brasil nem a outros países, mas era um sucesso nos Estados Unidos.

Entretanto, conforme repercutiu a emissora WMAQ, afiliada da rede NBC, a Netflix anunciou que encerrará esse serviço em 29 de setembro de 2023: “Após uma incrível jornada de 25 anos, tomamos a difícil decisão de encerrar [a entrega de DVDs] no fim de setembro. Nosso objetivo sempre foi oferecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o negócio de DVDs continua encolhendo, isso vai se tornar cada vez mais difícil. Fazer de 2023 o nosso último ano vai permitir manter a qualidade do serviço até o último dia, para sairmos com uma impressão positiva.”, diz um comunicado assinado pelo co-CEO Ted Sarandos.

É o fim de uma era, que pode estar representando a falência de um setor do entretenimento.

De acordo com informações divulgadas pelo The Hollywood Reporter, a receita da divisão de DVDs da Netflix vem apresentando queda constante desde 2019, quando atingiu a marca de U$300 milhões.

Serviço de locação de DVDs da Netflix; o domínio ‘dvd.com’ é de propriedade da Netflix.

Em 2020, esse valor caiu para U$239 milhões, seguido de uma queda para U$183 milhões em 2021 e U$146 milhões no último ano. O primeiro trimestre de 2023 registrou uma receita de U$32 milhões, indicando um novo declínio.

É importante destacar que o serviço de entrega de DVDs da Netflix foi o pioneiro na implementação do modelo de assinatura e de um sistema de recomendações baseado em algoritmos, fundamentando as bases para a plataforma de streaming que conhecemos atualmente.

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados